cover
Tocando Agora:

História e cultura na Lona do Jardim Catarina

Programação dedicada ao público infantil neste mês

História e cultura na Lona do Jardim Catarina
História e cultura na Lona do Jardim Catarina (Foto: Reprodução)

Publicado em:  11/10/2023

A Lona Cultural Lídia Maria da Silva, no Jardim Catarina, segue promovendo o acesso à cultura nesse que é o maior loteamento da América Latina. Através de uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, durante todo o mês de outubro, o importante equipamento cultural da cidade vai receber uma programação dedicada ao público infantil, em homenagem ao Dia das Crianças. 

Na manhã desta quarta-feira (11), as crianças do bairro puderam conferir a peça sobre o livro “Samba Menino – A história do samba contada para a criançada”, do autor e subsecretário de Turismo e Cultura, Raphael Moreira. 

O espetáculo é uma viagem musical pela história do Samba, um menino que vem em um navio do continente africano para o Brasil, ao lado de pessoas que eram escravizadas. Já em solo brasileiro, o Samba Menino, como começa a ser chamado por seus amigos, vai escrevendo a cultura afro-brasileira com grandes aventuras, música e encontros.

O espetáculo é um misto de teatro e show, sempre embalados por clássicos do samba ao som do cavaquinho de Raphael Moreira, que estimula o desenvolvimento das crianças através da leitura, musicalização e recreação educativa. 

“As pessoas precisam ter acesso à cultura em todas as suas esferas. É muito importante que as crianças, que ainda estão em um processo de formação, tenham à disposição um conteúdo histórico da sua raça e da sua cultura. Estamos sempre trabalhando para que esse acesso à cultura se torne um hábito para todos. Entendo que a dinâmica que usamos na peça é uma importante ferramenta também para estimular a prática da leitura e até mesmo de ilustrações. É gratificante”, destacou Raphael. 

Além da animada “aula” sobre o samba, as crianças participantes ganharam exemplares do livro que ditou a manhã na Lona Cultural.

E, seguindo o calendário da programação, no dia 22 de outubro (domingo), a Lona Cultural vai receber o espetáculo “Professor Peteleco e Cia – O show”, das 10h às 12h. 

Livros nas Praças – Até sexta-feira (13), a Lona Cultural também recebe o projeto “Livros nas Praças”, realizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo. São mais de dois mil livros disponíveis em um ônibus-biblioteca para que os moradores possam pegar os exemplares emprestados gratuitamente. São livros infantis, juvenis, adultos, da cultura afro-brasileira e indígena e em braille. 

A biblioteca itinerante, que fica no bairro até sexta (13), funciona das 10h às 16h.

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Fonte: https://www.saogoncalo.rj.gov.br/

Comentários (0)